Ilustrações de temas diversos em parábolas,lendas, histórias fictícias,reais e algumas citações bíblicas.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

É preciso saber viver ! Eis o segredo de um eterno aprendiz...

O que sabemos é apenas uma gota no oceano e uma gota de sabedoria pode ser algo muito valioso e um grande segredo para a felicidade dentro de cada um de nós. Não somos tudo o que temos mas podemos muito com aquilo que as vezes ignoramos. 

E o que ignoramos muitas das vezes pode parecer tão  pequeno, mas na sua essência pode ser algo tão grandioso e sobrenatural pois cabe dentro de cada um de nós. A importância que damos a certas atitudes que nos fazem sofrer só estende um momento que pode perdurar por tanto tempo as vezes criando um caminho sem volta. 

O grande segredo dos que exibem a vida como um lindo retrato da verdadeira felicidade talvez esteja em saber viver considerando-se sempre como um eterno aprendiz pois, aquele que não expõe o seu próprio ego intitulando-se um grande mestre em todas as coisas se coloca à disposição de uma gota de sabedoria para aprender consigo mesmo fazendo de cada pequena vitória uma grande conquista.



 A ponte da amizade

Conta-se que certa vez, dois irmãos, que moravam em fazendas separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença, em toda uma vida, trabalhando juntos, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. 

Durante anos percorreram a estrada que seguia ao longo do rio para, ao final de cada dia, poder desfrutar da companhia um do outro. Apesar do cansaço, faziam a caminhada com prazer, pois se amavam, mas agora tudo havia mudado. 


Tudo começou com um pequeno mal-entendido explodindo numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silencio. 


Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem a porta. Era um carpinteiro procurando trabalho. 


— Você tem algum serviço que eu possa executar? 


O homem respondeu: 


— Sim, claro que tenho! Veja aquela fazenda além do riacho. 


E explicou: 


— É do meu irmão mais novo; nós brigamos, e eu não o suporto mais! Preciso viajar para arejar a cabeça. Veja aquela pilha de madeira perto do celeiro. Quero que você construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise mais vê-lo. 


Diante de toda aquela explicação o carpinteiro respondeu:


 — Acho que entendo a situação. E se dispôs a abraçar aquele trabalho.


 — Apanharei as minhas ferramentas e certamente farei um trabalho que lhe deixará muito satisfeito. 


O irmão se foi, e o homem trabalhou arduamente todo aquele tempo, medindo, cortando e pregando. No terceiro dia, já anoitecia quando terminou a sua grande obra. O trabalho demorou mais a obra foi feita. 


O fazendeiro, ao voltar da sua viagem então vendo o resultado daquele trabalho se surpreendeu ao ponto de seus olhos não acreditarem no que viam. Para seu espanto não havia qualquer cerca construída e sim uma bonita ponte que ligava as duas margens do riacho. Diante disso ficou muito enfurecido e argumentou:


 — Você foi muito atrevido construindo essa ponte após tudo aquilo que lhe contei. 


No entanto as surpresas não haviam terminado. Ao olhar novamente para a ponte, viu seu irmão aproximar-se da outra margem, também surpreso com aquela construção. Por um instante, ambos permaneceram imóveis e calados, cada um no seu lado do rio. Mas, de repente, num só impulso, correram juntos na mesma direção, e abraçaram-se chorando bem no meio da ponte. 


O carpinteiro, após receber seu pagamento pelo serviço já ia partir com sua caixa de ferramentas quando um dos irmãos lhe pediu, emocionado:


 — Espere! Fique conosco mais alguns dias. 


E o carpinteiro respondeu: 


— Eu adoraria ficar, mas infelizmente, tenho muitas outras pontes para construir...


Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.


1º João 4/20




0 comentários:

Postar um comentário

Olá!Se você gostou ou se identificou com esta postagem deixe aqui o seu comentário.Ele será de muita utilidade para nós.Obrigado.